10 novembro 2005

O CRIME DE PADRE AMARO


Por essa semana, visitei alguns blogues que debatiam o mesmo assunto. Coincidência? Presumo que não, devo julgar como uma feliz providência do destino. Assim, antecipei minha volta das férias para editar esta postagem e contribuir com os blogueiros que se estão dedicando a este assunto: o filme O Crime de Padre Amaro. Tomei conhecimento de uma versão portuguesa no blogue da Ragazza e me deram venetas terríveis de assistir a ele, mas não sei ainda se estará disponível no Brasil nem sei se foi feito para o cimema. A ver se obtenho mais notícias dessa obra lusa.
Acime publiquei a capa promocional da versão latino-americana com Gael Garcia Bernal, um queridinho desses lados do Atlântico. A produção mexicana recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria Melhor Filme Estrangeiro e uma indicação ao Goya, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Espanhola.
A comunidade católica se mostrou reacionária antes mesmo das gravações, tentando de todas a formas possíveis impedir a realização do filme. Um temor inglório e totalmente ridículo devo dizer, pois se houvesse, ainda que minimamente, algum merecimento histórico que essa instituição apresentasse, eu seria o primeiro a protestar contra o filme. Todavia, não há! O que Eça de Queirós denunciou e o filme tratou de materializar foi a mais inconteste verdade reinante no seio do celibato clerical: hipocrisia e corrupção, pseudo-religiosidade e arrogância idolátrica. A começar pela própria instituição do celibato que amputa ao homem as possibilidades de uma felicidade matrimonial concreta que apraz a Deus, pois foi ELE próprio que a determinou por meio de um mandamento estabelecido ainda no Éden.


6 comentários:

Marla Singer disse...

Eu tamén, só necesito cartos e tempo para ir verte!!! En serio, avísame e quedas na miña casa, así non precisas de tanto diñeiro! Sería emocionante coñecerte e facernos amigos despois de tanto Internet!

Marla Singer disse...

Aiiiiii Brazil!!!

Pedro Lima disse...

Por certo, vou me empenhar nisso!

Luis Enrique disse...

Sou Venezuelano. Nasci em Caracas há 43 anos. Viví em Portugal 15 anos e alguns meses. Obrigado pela tua visita ao meu blog de poesia.

Pedro Lima disse...

De nada, muchacho!

DaJe disse...

Gostava de ver essa versão.