11 novembro 2005

HEATHER O'ROURKE


Há pouco estive a ponto de chorar. Choro incontido de tristeza! Lástima! Minha natureza é tão depressiva. Mas não seria a expressão de uma tristeza patológica, pois disso não padeço, apesar da ansiedade existencial. O choro proveio da constatação de que eu sou humano e essa característica é uma das que mais me confrangem o coração – importar-me tão seguramente com as desgraças alheias a tal altura que eu as tomo para mim, numa reflexão consumidora de nossa fragilidade. Fragilidade! Eis a palavra que muito bem nos define, pois somos pó e apenas isso. E, entrementes, no curso da vida, experimentamos tudo o que é possível sofrer pelo simples fato de sermos humanos. Ah fragilidade nossa de cada dia, ó sutil, e às vezes grotesca, condição natural que nos oprime e nos amedronta e induz a alma à revolta e ao desespero. Essas considerações me servem para introduzir uma descoberta para mim tardia, para outros, no entanto, creio que muito trivial pelo tempo que passou desde que ocorreu: a morte de Heather O’Rourke, a linda criança loura que interpretou Carol Anne Freeling nos filmes Poltergeist I, II e III.
Sim, aquele anjinho de faces sublimes morreu em 1988 de uma infecção intestinal misteriosa e terrível e eu descobri esse fato funesto só agora. Quiçá o filme tenha me perturbado demais na época (eu tinha só 8 anos) e minha pouca idade me tenha conduzido a uma introversão em relação ao mundo pulsante. Dessarte, a morte daquela criança tão encantadora ficou longe dos meus olhos. Ela teria hoje 32 anos e, na posse desse pensamento, bateu-me uma curiosidade assediante de saber dela, após ter reassistido ao filme, há duas semanas. Triste constatação, consternante surpresa: um sítio em inglês me falou de Heather O’Rourke com solene dor – “On the night of January 30, she woke up and crawled into bed with parents, complaining that she didn’t feel well. She got up the next day, tried to eat some toast, saying that she was going to school. She then fainted. Her fingers turning blue. They flew her in to the emergency room, but it was too late, she died on the operating table at 2:43 p.m. on Monday, Feb. 1st, 1988. We miss you, Heather!” E eu também, querida criança!
Esse sentimento de apavorante tristeza certamente durará semanas, pois sempre me reportarei aos seus olhos azuis e ternos, cativantes e cheios daquela despretensão infantil que nos serve de supremo modelo como ainda viventes. Deus, por que a vida tem que ser tão cruel, por que a inocência tem que sucumbir a essa maldita fragilidade e estiolar-se no nada? Na existência, só há brisas pestilentas e nós respiramo-la sem o saber, cegos por uma esperança desbotada. Diante de tudo isso, desse quadro deplorável de moldura puída e tintas desfeitas, o homem, o supremo ser, a espécie dominante, é um mero joguete do destino, uma marionete da fortuna! Ai de nós, humanos, demasiado humano!

11 comentários:

Fragmentos Betty Martins disse...

Olá Pedro

Vim parar aqui através de um comentário - um clik - aqui estou. A dar um passeio pelo teu "território", ou seja a conhecer o teu "espaço"

já tinha conhecimento da morte desta menina. A sua morte rodeia-se num mistério (causas um pouco estranhas)tem toda a carga do filme em que partecipou!!! Talvez mesmo em ficção não se deva "mexer" com aquilo que não se domina - que se desconhece, por completo.

Gostei muito do teu Blog.

Agora faço-te um convite para que visites o meu "Fragmentos"

Beijinhos

Pedro Lima disse...

Estou indo, Betty, prepara-me chá e torradas e um bom livro sobre a cultura regionalista de Portugal! Beijos mais!!!

Anônimo disse...

oi hoje após tres decadas fiquei sabendo da morte infeliz e repugnante que desesperança a humanidade esta pequenina e linda atriz
a unica coisa que podemos pedir é que ela esteja com Deus olhando por nós amem!
lagrimas de fragilidade ao saber que mesmo querendo sou incapaz de mudar o destino tragico de pessoas de bem.

The wwe disse...

bom pelo q eu soube os medicos nao sabiam a doenca foram descobrir dias depois e q se descobrissem antes talvez ela estaria viva hoje porq me disseram q uma SIMPLES cirurgia se livrava disso eu acha se tivessem um medico q tem agora com certeza ela estaria viva pra mim foi erro do medico nao descobrir essa doenca

REST IN PEACE BABY HEATHER

☠ Gothic ☠ disse...

Olá, meu nome foi inspirado nessa garotinha, quando ela estrelou no filme Poltergeist, minha mãe desde pequena ouviu e gostou, mas nunca havia me interessado por pesquisar sobre ela e os filmes. Fiquei muito triste ao saber que a garota inspiradora do meu nome morreu de uma forma tão trágica, por incompetência média, se podemos dizer a assim,por não ter a capacidade de diagnosticar seu problema desde o inicio. Bom, meu nome é escrito de uma forma diferente KEROLENN, mas é como minha mãe interpretou na época de auge do filme. É triste e saber que a pessoa a que seu nome foi dedicado morreu de modo tão horripilante, ainda mais porque pesquisei sobre o filme, e vi que não foi só a Heather O'Rourke assim como outros atores do filme, é como se fosse uma espécie de maldição. W e miss you Heather O'Rourke.

Anônimo disse...

é, infelizmente a garotinha morreu. Pelo que li, ela morreu após uma complicação intestinal provocada por uma giárdia, a qual os médicos descobriram que ela tinha um câncer desde que nascera. Já sabia de sua morte desde 95, quando em um álbum de figurinhas dobre filmes, meus amigos falaram que ela "era morta".

Anônimo disse...

Em um documentário que achei no Youtube, a mãe da Heather conta que a última a frase que a filha disse para ela foi: "Eu não vou mais voltar".

Anônimo disse...

Mesmo não vivendo a mesma época que ela, me sinto mal por saber que uma garotinha de 12 anos pode ser vitima de uma grave doença. Uma criança linda que sempre estará em muitos corações, um cabelo louro, olhos verdes e ainda por cima um nome lindo Heather O'Rourke, ainda não acredito que uma criança possa ter que sofrer tanto antes de ir para o ceu.

Anônimo disse...

Mesmo não vivendo a mesma época que ela, me sinto mal por saber que uma garotinha de 12 anos pode ser vitima de uma grave doença. Uma criança linda que sempre estará em muitos corações, um cabelo louro, olhos verdes e ainda por cima um nome lindo Heather O'Rourke, ainda não acredito que uma criança possa ter que sofrer tanto antes de ir para o ceu.

Anônimo disse...

Mesmo não vivendo a mesma época que ela, me sinto mal por saber que uma garotinha de 12 anos pode ser vitima de uma grave doença. Uma criança linda que sempre estará em muitos corações, um cabelo louro, olhos verdes e ainda por cima um nome lindo Heather Michelle O'Rourke, ainda não acredito que uma criança possa ter que sofrer tanto antes de ir para o ceu.

Anônimo disse...

É muito triste ver aquela foto do velório dela, hoje ela repousa no Westwood Memorial Park em Los Angeles, California. Me lembro quando ela faleceu em 1988. Eu não tenho duvida que ela com Deus, deve estar feliz, muito feliz na glória de Deus, lá não tem tristeza, não tem dor, nem lágrimas. Heather, que Deus te abençoe onde você estiver, saiba que temos um grande carinho por ti anjinha.